CNU 2025: Locais de prova serão divulgados na próxima semana
23 setembro 2025 0 Comentários vanderlice alves

CNU 2025: Locais de prova serão divulgados na próxima semana

Com a primeira fase do CNU 2025 a menos de um mês de distância, a ansiedade dos mais de 761 mil inscritos está batendo à porta. O que falta agora são os endereços exatos das salas de prova, que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) promete publicar ainda na próxima semana. Essa informação será crucial para quem precisa organizar viagens, hospedagem ou mesmo o trajeto diário até o local de exame.

Cronograma e estrutura das provas

A edição de 2025 traz mudanças importantes em relação ao concurso de 2024. Em vez de concentrar as provas objetivas e discursivas em um único dia (18 de agosto), o processo será dividido em duas etapas: a primeira, com questões de múltipla escolha, acontecerá no dia 5 de outubro; a segunda, com questões dissertativas, será realizada em 7 de dezembro.

Os horários também diferem conforme o cargo. Quem concorre a cargos de nível superior (blocos temáticos 1 a 7) terá a prova objetiva das 13h às 18h (horário de Brasília). Já os candidatos a posições de nível médio e técnico (blocos 8 e 9) farão o teste entre 13h e 16h30, com intervalo menor.

As portas dos locais de prova fecham às 12h30, meio horário antes do início, e os candidatos devem permanecer na sala por, no mínimo, duas horas após o início da prova objetiva, e uma hora no caso da prova discursiva. Quem tem direito a assistência especializada por necessidades especiais recebe um acréscimo de 60 minutos.

Logística e pontos críticos para os candidatos

Logística e pontos críticos para os candidatos

São 228 cidades distribuídas pelos 27 estados do Brasil, o que representa um grande desafio logístico para a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que lidera a organização. Cada ponto de prova precisou ser avaliado quanto à capacidade de salas, acessibilidade, segurança e proximidade de transportes públicos.

Para quem mora em capitais ou grandes centros urbanos, a preocupação costuma ser com o trânsito intenso no dia da prova. Já para candidatos de regiões mais afastadas, a questão central é garantir passagem de avião ou ônibus com antecedência, já que a lotação costuma ser alta nos períodos que antecedem o exame.

Além da viagem, há a preparação de materiais. Os candidatos devem lembrar de levar documentos de identidade com foto, caneta preta de ponta fina (para a prova objetiva) e caneta azul ou preta para a dissertativa, junto com lápis e borracha para rascunho. O edital recomenda ainda chegar ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência para evitar contratempos.As redes sociais já fervem com dúvidas sobre onde as provas serão realizadas. Grupos de estudo no Telegram e fóruns de concursos têm se organizado para trocar informações assim que os locais forem divulgados. Essa troca rápida de dados costuma ser decisiva para quem precisa reservar passagens ou hospedagem de última hora.

Com a reta final de preparação, os candidatos têm focado em revisões de conteúdo, simulados cronometrados e estratégias de gerenciamento de tempo. O edital também reforça a necessidade de observar as instruções de segurança sanitária, que ainda podem incluir uso de máscara em ambientes fechados, dependendo da situação epidemiológica.

Enquanto a expectativa pelos endereços dos locais de prova cresce, a comissão organizadora lembra que todas as informações serão disponibilizadas no site oficial do CNU, garantindo transparência e acesso igualitário a todos os participantes.